segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Arquitectura Moderna ou Tradicional

Antes de parar para pensar de como realmente gostaria de ter a minha casa, sempre pensei em ter uma com arquitectura moderna. Talvez porque sou muito ligado à cidade, trânsito e tecnologia que me atraía esta arquitectura de linhas rectas.

Algumas imagens que continuam a fascinar-me:






Então porque estou eu mais inclinado para a arquitectura tradicional?

Depois de ver muitas imagens, como estas:





E me ter colocado nestes sitios a descansar de um dia de trabalho, consigo perceber que a arquitectura tradicional dá-me muito mais tranquilidade do que a moderna que considero mais stressante. As telhas dão também um aspecto completamente diferente a uma casa, principalmente quando é térrea.

Ou são estes os motivos ou então é simplesmente porque a esposa prefere tradicional. Ainda não percebi qual é a opinião que tem, para mim, maior peso - a minha ou da esposa. :) De qualquer forma sinto-me bastante confortável na de Tradicional e, por isso, apontamos para esta arquitectura.

10 comentários:

  1. Ué roubaram-me a piscina em frente da casa lol lol lol lol

    Defintivamente arquitectura tradicional, mas felizmente nem toda a gente tem todos os mesmos gostos... e há por aí tantas casas tipo moderno que são um verdadeiro show...

    Felicidades

    ResponderEliminar
  2. Obrigado e desculpe ter-lhe roubado uma foto do seu Alpenre, mas estava mesmo a "pedi-las"! :)

    ResponderEliminar
  3. Hum, confesso que gosto bastante das casas do tipo moderno. Acho que dão a sensação de leveza, simplicidade, descomplexidade e de sentido prático...Associo-as sempre a funcionalidade.

    Mas também é verdade que são as casas de traça antiga que me fascinam. É nelas que mais facilmente consigo imaginar histórias de vida.

    Como resolver este dilema? Se calhar usando a tecnologia. Esta poderá ser o recheio que imprime o toque moderno e funcional ao bolo feito com forma tradicional.

    Afinal é essa a ideia, não é? Pegando na domótica, por exemplo.

    beijos.

    ResponderEliminar
  4. Hummm!! Acima de tudo temos de ter a noção da verdadeira moradia à engenheiro, ou do tipo de arquitecto. Não pensemos que um arquitecto só faz arquitectura moderna, pois na verdade existem muitos exemplos de casa tradicionais que são muito interessantes.

    Um conselho, se quiserem um projecto da vossa casa, peçam-no a um arquitecto, pois há conceitos que um engenheiro simplesmente não sabe. Sãos os casos da luz, do materiais, e nem por isso fica mais caro.

    Para reflectir:
    Um curso de arquitectura demora em média cerca de 6 anos, um de engenheria não chega a poucos meses a estudar arquitectura. Tem de existir diferenças.

    Meus amigos, trata-se da vossa casa onde vão viver os vossos momentos, não valerá a pena investir meia dúzia de euros a mais?

    Abraço

    E sim sou Arquitecto :D

    ResponderEliminar
  5. Cada estilo com os seus encantos, há casas verdadeiramente bonitas em ambos os casos, comprei recentemente uma casa na fase final de acabamentos mas ainda não desisti de construir uma casa de inicio de arquitectura...moderna

    ResponderEliminar
  6. Boas Miguel,

    Quando deixarmos de sonhar, diria que estamos perdidos para a vida.

    Toda a força no vosso projecto.

    QUanto ao moderno ou tradicional, não sei responder, mas a idade e o tempo vão-nos dizendo o que preferimos. Eu que o diga, sempre pensei que gostava (e gosto) de uma casa moderna para viver, mas acabo por estar a construir uma tipicamente alentejana para um dia ir para lá e alternar com o apartamento de Lisboa

    O importante é sentir-mo-nos bem no sítio que escolhemos.

    Mas a título de curiosidade, deixo-lhe o link das casas que andava a ver em 2004 e que na altura foram uma alternativa ao meu actual apartamento. Mas a distância mandou-me ficar quieto:

    http://www.colmeia.com.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=113&Itemid=184

    Navegue aí e depois veja o resultado. Ainda hoje me fazem água na boca :D

    1 abraço

    ResponderEliminar
  7. BeBem eu tb estou com o mesmo dilema, ando pensar mas ainda n cheguei a conclusão nenhuma, gostava de saber o prós e contras, mas... ainda estou no inicio da minha escolha.
    Bem já agora tb me podes dar a tua opinião depois de algum tempo que andas com essa duvida tal como eu.

    Paulo Dias

    ResponderEliminar
  8. Tradicional, sem sombra de dúvidas! Neste momento encontro-me num impasse: tenho 1 terreno de 700 m2 e pretendo implantar uma casa com a configuração U. O grande desafio é fazê-lo num declive que na quota mais baixa aponta para os 5 metros. Sugestões? Se tiverem exemplos de imagens tb agradeço :)

    ResponderEliminar
  9. Se for térrea, o estilo tradicional é mais agradável, mas se tiver 2 pisos, as casas de estilo moderno são muito bonitas também.

    ResponderEliminar